Celebrando os Sabbats #8: Imbolc/Candlemass

Hell-o, trevosinhas, tudo bem?

Mais um ano que estamos aqui, trazendo posts sobre moda alternativa e bruxaria e muitas outras coisinhas mais! Pra começar o ano com pé direito, vou dar um presente pra vocês: um calendário lunar de 2019 feito pela Jéss Godoy. Eu achei ele lindo, nem sei o que dizer. Dá vontade de sei lá, usar de papel de parede aqui no blog, de tão maravilhoso que ficou. Enfim, espero que gostem do calendário (obrigada por disponibilizar, Jéss!) e saibam que ele tá liberado para imprimir! Agora, vamos ao post!


Pra quem ainda não sabe, eu tô SEMPRE falando de bruxaria aqui no blog, inclusive vocês podem clicar no nome em negrito pra ver todos os posts que já escrevi falando sobre o assunto. Mas uma coisa que tem me incomodado de verdade é que eu iniciei o projeto Celebrando os Sabbats em setembro de 2016 e só fiz sete até agora, vejam só: Ostara | Litha | Lughnasadh | Samhain | Yule | Beltane | Mabon. E por mais que isso estivesse me incomodando, eu não faço NADA relacionado a magia/bruxaria de maneira forçada. Como eu disse no post com dicas para iniciantes na bruxaria, não se deve fazer nada forçadamente. Então eu esperei o momento em que a vontade de escrever esse post surgisse, e assim, o projeto Celebrando os Sabbats fosse finalizado. E finalmente tô aqui, então vamos falar de Imbolc!



No Hemisfério Sul, nós comemoramos Imbolc no dia 01/08. No Hemisfério Norte, no dia 1 ou 2 de fevereiro. Imbolc também conhecido como Candlemas, um sabbat marcado por fogo e velas. Imbolc é um dos sabbats maiores, assim como Samhain, Beltane e Lammas. É um sabbat marcado pela luz, uma celebração que indica crescimento, já que passado Yule, a escuridão fica para trás. A Deusa está retornando e com ela vem a luz.

Em Imbolc se agradece à deusa Brigid, por ter mantido o fogo aceso durante o inverno. A imagem do começo do post é da cruz de Brigid e uma das atividades a serem feitas nesse sabbat é construir sua própria cruz de Brigid e deixá-la no altar.

Correspondências de Imbolc

Cores: cores que lembram luz ou fogo, como: branco, amarelo, laranja, vermelho, marrom ou azul
Ervas e incensos: Manjericão, mirra, alecrim, camomila, jasmim, lavanda e baunilha.
Comidas: tortéi, assado de porco, sementes de abóbora frita, bolo de laranja, polenta, pão com semente de abóbora, pratos com ovos e/ou ervas frescas (simbolizando o tempo fértil que virá)
Pedras: ametista, granada, citrino, calcita amarela, ágata laranja, âmbar, jaspe

Atividades para Imbolc

Assar um pão com sementes de abóbora;
• Acender uma fogueira/fogo no caldeirão e meditar observando o fogo;
• Faça uma vela com restos de outras velas;
• Tome um banho com ervas de Imbolc;
• Faça bonecos de milho;
• Confeccione uma cruz de Brigid
• Colha ervas para fazer smudge.

Rituais de Imbolc


Altares para Inspiração (todas as imagens foram retiradas do Pinterest)













Bom, por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham gostado desse post e dessas dicas para celebrar Imbolc. O mais importante em Imbolc é agradecer por ter sobrevivido ao período mais escuro e frio do ano, comemorar a vida que está por vir e celebrar a luz! Por isso, acenda velas por toda a casa (mas tome cuidado, só durma depois que todas apagarem) e seja banhado pela luz desse sabbat.

E aqui encerra a série Celebrando os sabbats, mas gostaria de dizer que os conteúdos bruxescos não! Então fica atento que ainda vai rolar muito post sobre bruxaria aqui no blog. Tchau pra vocês e blessed be!

Share:

1 comentários

  1. Imbolc pra mim pede bolo de fubá <3 hahaha Amei o post todinho e as fotos de inspiração, principalmente as mais simples que são um pratinho com vela <3 Tava morrendo de saudade desses posts!
    Um beijo, Rafa <3
    ocraniodocorvo.wordpress.com

    ResponderExcluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!