Asatrú, Vanatrú e Rökkatru: o que é tudo isso? - Panteão Nórdico Pt. I

Hell-o, pagan hearts!

Hoje eu resolvi falar um pouco sobre três vertentes dentro da magia e cultura nórdica. Quem se interessa pela bruxaria nórdica pode ficar muito confuso no começo, com vários termos que não pertencem a nossa língua e com várias vertentes. Já tem alguns anos que eu leio sobre magia nórdica e eu nunca escreveria sobre o assunto aqui no blog se não fosse pra facilitar a vida de quem lê. A magia nórdica é muito, muito ampla e você pode se perder apenas identificando as suas diversas formas.

Eu decidi que vou fazer uma série de posts explicando os deuses, seres e criaturas do panteão nórdico, então esperem mais posts como esse!

Heathenry ou Heathenism é como está sendo chamado esse resgate das antigas tradições nórdicas. O heathenry é a definição para o movimento religioso de reconstrução das práticas mágicas escandinavas existentes antes do Cristianismo chegar e roubar ou demonizar tudo. Esse resgate é feito buscando fontes históricas, baseado nas Eddas (Edda em Prosa e Edda em Poesia, vale a pena procurar sobre). Dentro do Heathenry existem milhares de vertentes, mas hoje eu resolvi falar apenas das três vertentes relacionadas às deidades nórdicas. São elas: Asatrú, Vanatrú e Rökkatru. 
  • Rökkatru: é a crença que cultua os deuses Rökkr, os gigantes.
  • Vanatrú: é a crença que cultua os deuses Vanir, os deuses terrestres, associados a agricultura.
  • Asatrú: é a crença que cultua, majoritariamente, os deuses Aesir, os deuses divinos que vivem em Asgard.
Rökkatru


Fenrir

Dentre as três, certamente Rökkatru é a menos conhecida e a mais recente, e por isso mesmo vou começar com ela. A nossa cultura atual é de demonizar quem não segue os mesmos conceitos que a gente, e como Rökkatru é formada por gigantes e deuses que lutam ao lado de Loki no Ragnarök, as pessoas acabaram associando isso a deuses malignos. Aqui eu já pergunto: o que seria da ordem se não fosse o caos? É importante tirar esses conceitos de bom e ruim ao lidar com magia e tradição escandinava e nórdica, pois nada é apenas bom ou ruim, mas tudo é extremamente necessário. Esse conceito de bem e mal foi algo criado pelo Cristianismo justamente para demonizar os cultos de outras civilizações. Dito isso, vou apresentar resumidamente alguns dos deuses do Rökkatru.

  • Loki: Loki vive com os Aesir, mas é um gigante. Deus da trapaça, das travessuras, da metamorfose. Muitos veem Loki como vilão por ele iniciar o Ragnarök, mas frequentemente suas ações de trapaça beneficiaram os Aesir, e várias armas usadas por eles no Ragnarök foram conquistadas graças aos planos de Loki.
  • Hela: Hela é uma das três filhas de Loki com a gigante Angrboda. É a deusa dos mortos, da morte, governadora de Helheim, um dos nove mundos da mitologia nórdica. Hela é, possivelmente, a deusa mais neutra de todas, pois dentro dela habitam vida e morte, beleza e feiura. Com o passar dos anos, acabou sendo considerada até mesmo guardiã de crianças pequenas, por guiar mães e crianças que morrem no parto.
  • Fenrir: Outro dos três filhos de Loki e Angrboda, Fenrir é o deus da destruição. Lembrando que na Natureza, a destruição é totalmente necessária para novas criações. E na crença nórdica também, visto que há o Ragnarök e a morte de Fenrir e Baldr para que o mundo possa renascer. Pra mim, Fenrir representa também a punição que damos a quem nos trai, visto que os deuses o enganaram para aprisioná-lo e por isso ele arrancou a mão de Týr.
  • Jörmungandr: A Grande Serpente é a terceira cria de Loki e Angrboda. A partir do momento que Odin viu o quanto Jörmungandr ia crescer, a jogou no mar e lançou um feitiço nela, para que ela ficasse sempre a girar em torno de Midgard (o mundo humano). Jörmungandr é a deidade que representa esse limiar entre dois mundos (o humano e o dos deuses), e por não ser nem masculino e nem feminino, representa não apenas essa dualidade, mas também a neutralidade de não ser nenhum. Jörmungandr é a deidade das coisas cíclicas, do movimento constante. Pra mim, também representa vigilância, visto que Jörmungandr passa seus dias a circular Midgard.
  • Skadi: Skadi é uma gigante, deusa do inverno, do frio e das montanhas, e também associada a caça (principalmente com arco e flecha). Skadi é associada a coragem, força, resistência. Seu pai, Tiazi, foi assassinado pelos Aesir, e ela chegou em Asgard com armadura completa, pronta para a guerra, quando foi convencida pelos Aesir a não lutar e aceitar um marido entre os Aesir como recompensa. Julgando os deuses apenas pelos pés e querendo casar-se com Balder (o mais lindo entre os deuses), acabou escolhendo erroneamente Njörðr, e o casamento de ambos foi um fracasso devido à incompatibilidade dos dois.
  • Angrboda: é a deusa do medo e também do sentimento de proteção aos que fazem parte do nosso convívio, da nossa matilha, por ser conhecida como A Mãe dos Lobos. Também é muito vista como protetora dos animais selvagens. É mãe de Hela, Fenrir e Jörmungandr.
  • Sigyn: é a segunda esposa de Loki, a deusa da fidelidade e constância. Skadi para mim representa a força de continuar mesmo quando perdemos quase tudo, visto que os deuses mataram seus filhos e amarraram Loki com as tripas de seus filhos. Isso também a marca como deusa da compaixão e também do luto. Sigyn é uma Aesir, mas é cultuada como Rökkr por estar sempre ao lado de Loki.
  • Rind: é a deusa da proteção às mulheres, e também a que dá forças para mulheres que sofreram abuso sexual ou estão em relacionamentos abusivos. Rind foi estuprada por Odin para que ela engravidasse de Vali e ele vingasse a morte de seu irmão Balder, então ela representa a força necessária para seguir em frente após essas situações.
  • Surtré o gigante deus do fogo, dos vulcões. Seu fogo foi o responsável por aquecer a terra e revelar Ýmir, e no Ragnarök ele passará com sua espada flamejante em direção a guerra.
  • Mordgud: é a deusa que guia os mortos até Helheim. Mordgud também representa as mulheres que não são casadas, mas não de uma maneira pueril e inocente, e sim de uma maneira altiva e independente.
Freyja

Bom, agora que você conhece pelo menos um pouco das deidades que se unem a Loki no Ragnarök. preciso falar sobre os deuses Vanir e sobre o Vanatrú. Os deuses Vanir são deuses da terra, e são todos associados com agricultura, fertilidade, colheita, crescimento, florescimento. Há muito tempo atrás, os deuses Vanir e os deuses Aesir entraram em guerra, e essa guerra acabou resultando na união dos dois clãs de deuses, que se unem no Ragnarök. Aqui vai uma lista resumida dos deuses cultuados no Vanatrú:

Vanatrú

  • Freyr: Freyr é irmão gêmeo de Freyja, e ele é o deus das colheitas, da agricultura. Também é associado à virilidade, muitas vezes sendo representando com o falo descoberto. Ele é um deus que representa a paz, e se apresenta mais como deidade terrena, tendo até vivido como um rei humano. Freyr também é relacionado ao amor, de todas as formas, sendo uma deidade também muito ligada ao prazer sexual. Freyr se relaciona muito com o sol e com as mudanças de estações e os diversos preparos que uma plantação precisa para que haja colheita.
  • Freyja: Freyja, irmã gêmea de Frey, é a deusa do amor, da fertilidade, do sexo, da guerra, da magia. Ela vive com os Aesir apesar de ser Vanir, e durante muito tempo viveu como refém, até Aesires e Vanires fazerem as pazes. Freya tem asas de falcão, que a permitem voar. Ela anda em uma carruagem puxada por dois gatos gigantes: Bygul e Trjegul, o que a faz ser associada com gatos também. Ela porta o colar Brisingamen, conhecido por sua beleza. Suas lágrimas se transformam em ouro quando caem na terra, e em âmbar quando caem na água. Freyja é associada as valquírias, e sua coroa tem penas como as delas.
  • Njörðr: Njörðr é o deus da abundância aquática, deus da pesca, dos navios, barcos e afins. Ele representa a relação da humanidade com atividades aquáticas, sendo muito cultuado pelos nórdicos, que muitas vezes, sobreviviam apenas de pescarias durante o inverno. Ele é pai dos gêmeos dourados; Freyja e Freyr, junto com Nerthus. É considerado o deus da viagem, e também vive com os Aesir. Casou-se com Skadi, a deusa gigante do inverno, mas nem Njörðr se deu bem nas frias montanhas dos palácios de Skadi, nem Skadi se deu bem no mar, e o casamento chegou ao fim.
  • Nerthus: Nerthus é a deusa da terra fértil, das árvores, dos javalis e dos pântanos. É irmã gêmea de Njörðr, e os filhos que teve com ele, são considerados uma continuação dos poderes de ambos. Nerthus também representa a balança entre poder e terror, o que faz bastante sentido visto que ela é chamada de Mãe Terra e nada é mais poderoso e assustador que a Natureza. Na tradução de alguns contos nórdicos ela acabou tendo menos atenção do que deveria, muitas vezes sendo confundida com Njörðr. Mas não se deixe enganar: Nerthus está bem viva e muito presente.
  • Eostre (também conhecida como Ostara): Eostre é a deusa da primavera, da vida que volta a florir, nascer, brilhar. Também é conhecida como a deusa do amanhecer. Ela é jovem, cheia de vida e sorri ao afastar os últimos resquícios de inverno. É associada aos Vanir por representar o florescimento, a terra voltando a ficar verde e os campos voltando a ficar férteis. Foi por meio do culto a ela que hoje temos a celebração de Páscoa.
Óðinn
Asatrú


  • Óðinn: Óðinn, o Pai de Todos, chefe dos Aesir. Óðinn se sacrificou na Yggdrasil, passando nove dias e noites pendurados pelo pé, depois de ter derramado seu sangue aos pés dela, para obter conhecimento. E foi assim que ele obteve as runas. Mas ele não tinha a sabedoria para entender o que diziam, então sacrificou o seu olho direito para obter o conhecimento sobre elas. Óðinn representa a fome por conhecimento, poder, magia, adivinhação. É um deus determinado e sempre pensa a frente do seu tempo e acaba agindo de maneira a proteger a vida.
  • Frigga: Frigga é a mulher de Óðinn, deusa do casamento, da família, da união, A Mãe de Todos. Frigga sempre sabe de tudo o que acontece, mas é calada, preserva se sábia em seu silêncio. Ela cuida da família, ajuda em partos e até em confecções.Ela representa a ordem e a harmonia social, mas não de uma maneira moralista, mas sim igualitária. Frigga também se sacrifica, mas é por amor a sua família, como na história com seu filho Balðr.
  • Thor (ou Þórr): Thor é o deus da força, do trovão, da tempestade, da energia dos raios. É o deus que protege a humanidade, está associado também à santificação, aos carvalhos, fertilidade, cura e guerra. Quando Asgard tem um problema, Thor é o primeiro a ser chamado. Ele é extremamente leal e honrado com os seus, sempre lutando para mantê-los bem. Thor há séculos é a deidade nórdica mais popular de todas, visto que é a que mais tem histórias, juntamente com Loki, que é quem o acompanha em várias delas. Thor é muito relacionado a proteção, principalmente dos humanos. Os animais que representam Thor são os bodes, porque dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr puxam sua carruagem.
  • Tyr: Tyr é o deus da guerra e da honra, mas ao mesmo tempo, é muito mais que isso. Ele também é o deus da justiça, um deus que faz o que é necessário pelo bem da humanidade, mesmo que isso resulte em dor e sofrimento. Sua história é relacionada com a de Fenrir, o lobo filho de Loki e Angrboda que criou desde pequeno, e quando os deuses decidiram aprisioná-lo, Týr colocou a mão na boca de Fenrir para assegurar que tudo ficaria bem. Ele acabou perdendo a mão para o lobo, e sua história nos mostra que pagamos o preço das nossas atitudes, sejam boas ou ruins.
  • Sif: Sif é a esposa de Thor, e é a deusa associada a experiência e habilidade em combate, sendo protetora de guerreiros que usam a inteligência no combate, não apenas a força. Sif é muito relacionada a ouro e coisas douradas, visto que sua história mais famosa foi de como Loki cortou seus longos cabelos dourados pelo qual era conhecida, mas pra escapar da fúria de Thor, acabou conseguindo uma espécie de peruca de fios dourados, que em sua cabeça crescem como cabelo normal, feita pelos mais habilidosos anões. Sif é considerada a deusa da abundância e do crescimento da riqueza.
  • Heimdall: Heimdall é o deus guardião da Bifrost, o que se sacrificou para manter sempre guarda para os Aesir. Heimdall tudo vê e tudo ouve, um dos deuses mais sábios entre os deuses. Ele é o deus da vigilância, dos avisos de perigo, o deus da percepção. Quando ele tocar seu berrante chamado Gjallar Horn, é o sinal de que o Ragnarök começou.
  • Balðr: Balðr é o deus do Sol, da luz, da beleza, da pureza, da profecia. A morte de Balðr é o catalisador do Ragnarök. Balðr passou a sonhar com sua morte, e assim relatou aos seus pais, Óðinn e Frigga. Ambos ficaram preocupados, e Óðinn buscou as völvas para saber mais sobre os sonhos proféticos e assustadores de seu filho. Elas lhe falaram que a morte dele poderia ser evitada se todos os seres vivos prometerem não lhe fazer mal, e Frigga embarcou nessa missão. Ela acabou esquecendo do visco, e enquanto todos comemoravam o brilho de Balðr proveniente do seu escudo de proteção, Loki se disfarçou de velha e descobriu que Frigga havia esquecido o visco. Então, construiu um dardo de visco e ludibriou o irmão cego de Balðr, Höðr, para atirar o dardo e assim matá-lo. Balðr retorna após o Ragnarök, indicando que o sol e a luz voltam a brilhar mesmo após a guerra e a escuridão.
  • Höðr: Höðr é o irmão gêmeo de Balðr, e o seu oposto, mas não em uma conotação negativa, como se fosse o irmão malvado. Höðr é o deus da arquearia, dos dias frios e escuros, da cegueira em que nos colocamos e por isso acabamos cometendo besteiras, mesmo quando não é nossa intenção. Os gêmeos representam o equilíbrio das duas forças, e sem Höðr não há Balðr, e sem Balðr não há Höðr.
  • Bragi: Bragi é o deus da diplomacia, da eloquência, da poesia, da música, do diálogo sábio, dos bardos. Ele é filho de Óðinn com a giganta Gunnlod. Ele é neto de Suttung, que guardava o hidromel de Kvasir, que dava o poder da eloquência extrema a quem tomasse. Seu pai enganou sua mãe e deitou-se com ela para conquistar o hidromel. Depois de um tempo que ele foi embora, Gunnlod mandou o filho deles para viver com os Aesir, e desde então, Óðinn o nomeou como porta voz de Asgard.
  • Iduna: Iduna é a deusa que cuida do pomar de Asgard, cuja uma de suas árvores é uma macieira que garante a eterna juventude de quem come suas frutas. Ela representa o vigor e a juventude. Ela é casada com Bragi, e eles como casal são aceitos em todos os salões, tamanha é a simpatia do povo por eles e pelo que fazem.
  • Forseti: Forseti é o deus da justiça, do conhecimento interior, da meditação. Ele é filho de Balðr e Nanna. Ele é a representação máxima de que não há apenas bem e mal, e por trás de cada atitude há muito mais, principalmente se tratando de atitudes humanas. 
  • Nanna: Nanna é a fiel esposa de Balðr, e é a deusa da felicidade, da lealdade, do comprometimento e do amor incondicional, do carinho, da devoção. Quando Balðr é cremado, ela se joga na pira para morrer junto com ele. Ela morre com ele e renasce com ele também. 
Bom, espero que não tenham cansado! Mas eu acredito que essas são as deidades principais de cada um dos três grupos, também principais. Ainda falta falar de diversos outros deuses e seres que não se encaixam entre os Rökkr, Vanires e Aesires. Mas lentamente vamos aprendendo sobre eles também aqui. A verdade é que dá pra fazer um post sobre cada um, mas aí meu blog acabaria ficando totalmente dedicado à tradições nórdicas, e eu quero muito explorar outros panteões e outras formas de magia também! Espero que tenham gostado desse post e que lhes sirvam para estudo, pois muitas dessas deidades só tem informações em inglês ou em outas línguas. 

Até mais e até o próximo post!

Share:

1 comentários