BEDA 13 - Celebrando os Sabbats #4: Samhain + Corda de bruxa

Hell-o, pagãs! 

No último post de magia do BEDA, eu falei sobre instrumentos mágicos e a Alice Zaniqueli me pediu inspirações de altar. Como já está se aproxiando outro Sabbat e eu gosto de fazer o post de Celebrando os Sabbats cheio de fotos de altar, eu decidi falar um pouquinho pra vocês sobre o Samhain. Eu vou falar um pouco sobre o que é esse Sabbat e o que podemos fazer nele, ok? :)

Já aviso que esse post ficou enorme, mas ficou cheio de informações e fotos lindas de altares enfeitados especialmente pra Samhain! <3






O que é e o que significa

Samhain (pronuncia-se Sou-ein) é considerado o Ano Novo Pagão. Aqui no Hemisfério Sul é celebrado no dia 1º de Maio, e no Hemisfério Norte no dia 31 de outubro, Samhain significa "sem-luz" ou "fim do verão". É o terceiro e último festival de colheita, que é quando tudo já foi plantado e colhido e os dias começam a ficar mais escuros e frios. É quando o Velho Deus morre, mas sua alma já vive no ventre da Deusa. Tudo isso tem ligação com a hibernação dos animais, plantas que "morrem" durante o inverno, etc. Comidas com grãos ainda são bem vindas, quem sabe preparar um pão? É importante celebrar a colheita e tudo o que nos foi dado até agora e preparar se para o novo ciclo que se inicia.





Como se não fosse simbologia o suficiente, nesse Sabbat nós lembrarmos nossos antepassados, de reverenciarmos eles. O véu entre o mundo físico e o espiritual está mais fino nesse dia, o que acaba se tornando um dia muito propício para comunicação com os mortos, adivinhação e purificação. 




Correspondências:

Cores:  preto laranja. Pedras: de cores negras como turmalina, ônix ou cianita negra (vassoura de bruxa). Algumas das ervas mágicas desse Sabbat: sálvia, alecrim, louro, calêndula, noz moscada, artemísia, patchuli. Incensos: mirra, sálvia, carvalho, cedro, maçã, menta. Comidas: coisas com abóbora, chá preto, vinho tinto, pães, bolos de frutas. 





Atividades de Samhain: 
  • Homenagear seus antepassados na decoração do altar;
  • Deixar uma vela acesa na janela para as almas que ainda estão perdidas se iluminarem;
  • Fazer uma jack 'o lantern (aqueles desenhos nas abóboras);
  • Colher as últimas frutas e legumes;
  • Sair para encontrar galhos secos e decorar sua casa;
  • Praticar qualquer magia de divinação;
  • Confeccionar máscaras assustadoras para espantar maus espíritos;
  • Fazer bolos de frutas para os que já se foram;
  • Comunicar-se com espíritos;
  • Fazer uma corda de bruxa;
  • Fazer queima de pedidos;
  • Caminhar pela Natureza e refletir sua evolução do começo do ano mágico passado até esse;
  • Juntar folhas e flores de cor laranja para enfeitar o altar;
  • Fazer receitas com abóbora.




Corda de bruxa:

A corda de bruxa é uma prática da noite de Samhain para atrair determinadas coisas para a vida da bruxa que a faz. A corda de bruxa é a representação simbólica do nosso cordão umbilical com a Natureza, sendo também interpretada como cordão umbilical com o Mundo dos Espíritos. Você pode usar barbantes coloridos, lembrando que cada cor representa uma coisa e que você pode juntar até três cores. Bom, aqui estão algumas cores para vocês identificarem como querem fazer suas cordas de bruxa:

Amarelo: Intelecto, criatividade, unidade, poder de concentração e imaginação; confidências, atração, charme, persuasão, aprendizagem, quebrar bloqueios mentais. 

Em geral para estimular os estudos. Simboliza também a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas.

Dourado ou Amarelo Claro: Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; para atrair sorte ou dinheiro rapidamente. a energia solar. 

Poderes divinos masculinos; neutralizar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências da Deusa.

Azul: Harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade no emprego, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica.

Azul-Marinho: Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições e afasta mentira ou competição indesejada.

Azul Royal: Alegria e jovialidade; potencializa energias.

Azul Claro: Cor espiritual; 
ajuda nas meditações de devoção e inspiração; traz paz e tranqüilidade para casa para casa. Erradia a energia do signo de aquário, sintetiza as situações.

Branco: Alinhamento espiritual, meditação, divinação, exorcismo, cura, paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade, força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade. Em geral, serve para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente para o seu pedido.

Laranja: Estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça, sucesso. Em geral para a criatividade.

Marrom: Para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos. Equilíbrio, força material, elimina a indecisão, estudo e sucesso financeiro.

Preto: Para afastar mau olhado, limpar a negatividade; simboliza a reversão, desdobramento, discórdia, proteção, libertação, repelindo a magia negra e as formas mentais de energia negativa. Representa o todo.

Púrpura ou roxa: Manifestações psíquicas, cura, poder, idealismo, progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, afastar o mal, adivinhação, renascimento e renovação, contato com entidades astrais. É a cor da espiritualidade na Wicca.

Verde: Fertilidade, sucesso, sorte, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia. Em geral para os desejos de cura e sorte.

Verde Esmeralda: Atrai amor, fertilidade e relação social.

Verde Escuro: É uma cor complicada, pois representa ambição, ciúme, cobiça, inveja.

Vermelho: Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor carnal, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo.

Rosa: Amor romântico e romantismo em geral, para atrair amor e para manter o amor na vida, feminilidade, delicadeza.

Prateada ou Cinza Clara: Remove a negatividade e encoraja a estabilidade, ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas.

Enquanto traça a corda com a cor ou as cores do que deseja atrair, mentalize o que você quer, pedindo aos deuses que abençoem seu novo ano mágico e que te ajudem a conquistar o que deseja para sua vida. Peça suas bençãos e agradeçam e agradeçam. Mas lembrem-se: a hora da atração não é hora da distração, então preste atenção no que está desejando, foque e se concentre nisso. Para ajudar, você pode ir fazendo 9 nós e a cada nó falar uma das frases do feitiço abaixo:

"Pelo primeiro nó, o feitiço começa
Pelo segundo nó, a magia se torna real
Pelo terceiro nó, assim será
Pelo quarto nó, meu poder está guardado
Pelo quinto nó, minha vontade irá dominar
Pelo sexto nó, eu reforço o feitiço
Peço sétimo nó, o futuro acontecerá
Pelo oitavo nó, minha vontade se fará
Pelo nono nó, o que está feito é meu"

Depois coloque sua corda de bruxa no altar e consagre no seu ritual. Depois deixe em algum lugar que você sempre possa olhar e lembrar do que pediu para sempre poder mentalizar aquilo e atrair o que você deseja! :)





Queima de pedidos:

Essa parte é a mais fácil: você vai precisar de dois papeis, lápis, um caldeirão (ou panela de ferro ou alguma outra coisa onde você possa queimar o papel) e claro, álcool de frutas, algumas folhas de louro e claro, fogo. Escreva em um dos papeis tudo o que você quer eliminar da sua vida, coisas que não te fazem bem, sentimentos que são ruins pra você e/ou para os outros. Em outro papel, escreva coisas que você quer atrair para sua vida, mas em ambas as partes, lembre-se do livre arbítrio alheio e da Lei do Retorno, ok? O que você faz pode voltar três vezes mais forte pra você. Não prejudique ninguém e nem tente ganhar nada assim, peça só coisas boas e peça para eliminar só coisas ruins. Coloque no recipiente para queimar, jogue álcool em cima e queime. Depois jogue alguns pedacinhos das folhas do louro por cima, enquanto mentaliza as coisas ruins saindo e as coisas boas sendo acrescentadas na sua vida. Depois enterre o que sobrar em algum lugar. 




Se você procurar tanto em livros quanto em sites de magia e bruxaria na internet, vai encontrar mil formas diferentes de fazer ritual. Eu acho que fazer a corda de bruxa, enfeitar o altar com lembranças dos seus entes queridos que se foram, preparar as comidas... tudo isso faz parte do ritual. Existem diversas orações e maneiras de fazer o seu ritual. Não vou indicar nenhum aqui hoje, pra você pensar como poderia fazer um ritual que encaixasse com tudo o que eu descrevi aqui. Afinal, é o SEU Ano Novo Mágico, comemore da maneira que for mais confortável pra você! 

Espero que vocês tenham gostado desse post, eu realmente amei fazê-lo, de coração! Eu amo posts de magia, eu amo pesquisar informações pra trazer aqui pro blog, fotos bonitas pra ilustrar e tudo o mais. Acabo aprendendo muito com isso! Um beijão pra vocês e até amanhã!

Share:

2 comentários

  1. Oiiiii rafa!
    Obrigada por ter atendido meu pedido^^
    Amei esse post de verdade, amo quando você fala sobre magia!
    Muitooo obrigada,mesmo.
    Um enorme beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice!
    Que bom que tu gostou, eu sinceramente amo falar sobre magia aqui no blog!
    Claro que eu quis atender seu pedido, você tem preferência aqui! <3 <3
    Beijão, sua linda!

    ResponderExcluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!