Celebrando os Sabbats #1: Ostara

Bruxinhos e bruxinhas, tudo bem?

Hoje eu vou falar de um assunto que eu gosto muito, e que adoro ler em blogs por aí. A Rokaia, do Santta Tendência tem posts maravilhosos sobre o assunto. A Su Coutinho, do Esquisistranha também. E principalmente: o blog Moon Girls Club <3. O assunto é bruxaria, e é assim mesmo que eu gosto de chamar. Mais especificamente, bruxaria da natureza, porque pra mim, magia é a força da natureza sendo canalizada. Enfim, quero poder falar mais sobre o assunto :) Vou falar de algumas coisas que aprendi lendo muitas coisas (livros, blogs, fóruns, cartilhas, etc).


E uma dessas coisas que eu li bastante e comecei a fazer do meu jeito (praticamente seguindo uma coisinha de cada fonte diferente) foram as comemorações pagãs. E aí, aliado à muito estudo, comecei a fazer do meu jeito, bem adaptado à minha realidade, minhas crenças, etc. E magia pra mim é isso mesmo, cada um vai se adaptando a ela do jeito que se sente mais confiante, e ser confiante consigo mesma, empoderada e curiosa, é o que me torna o que eu sou. Então, vamos lá saber um pouco mais sobre Sabbats e Ostara?

Bom, Sabbats é como são chamados os oito festivais pagãos que acontecem durante o ano. Essa, na imagem abaixo, é a Roda do Ano, que mostra as oito comemorações.


Aqui no Brasil comemoramos as datas do Hemisfério Sul, ou seja: agora estamos perto de comemorar Ostara, o nosso Equinócio de Primavera. Por isso tem que ser bem colorido, bem vivo: Primavera é uma era fértil, onde tudo nasce, floresce, fica cheio de vida. 

A Deusa está jovem e carregando a vida em seu ventre. Em nove meses, ela se tornará a Grande Mãe novamente. O ovo é considerado símbolo dessa comemoração, pois representa fertilidade e novas vidas. Como é Equinócio, quando o dia e a noite tem a mesma duração, é interessante também representar um lado escuro e um lado claro no altar.

Cores: amarelo, dourado, verde, azul claro, violeta
Incensos: rosas, morango, jasmim, florais
Flores e ervas: Jasmim, lavanda, rosas, morango, violeta, narciso, madressilva
Comidas: sementes como abóbora, gergelim, girassol. Pratos com folhagens verdes, brotos, etc.
Atividades: caminhar por um lugar com bastante árvores, descansar à sombra de uma árvore, começar a plantar um jardim de ervas

Nesse 21 de setembro (quando comemoramos Ostara em 2016) eu vou fazer meu altar, meu ritual, tudo do meu jeitinho. Se vocês tiverem interesse em fazer também, abaixo tem algumas fotos de altares de Ostara que encontrei no Pinterest. Selecione alguns dos mais lindos pra mostrar pra vocês <3


E aí, o que acharam da seleção que eu fiz? Vocês gostam desse tipo de post? Se gostam e querem mais, comentem um <3 que eu posto mais! Blessed be!


Share:

10 comentários

  1. Mana, eu amo posts assim. Pode trazer muitos que vou adorar. (a exigente) Hahaha
    Bruxaria é amor em muitas formas, então vamos espalhar por aí sim!! :)
    Beijãozão.

    http://esquisistranha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá rafa!
    Sempre quis me aprofundar mais sobre bruxaria, que legal você apresentar alguns blogs pra gente!
    Faz + pots sim, vou adorar!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Então, o Moon Girls Club é só sobre isso, mas fala de uma maneira bem leve, e foi fundamental pra minha história com bruxaria <3
      Vou fazer mais posts sim, que bom que tu gostou, bonita!
      Beijo no coração!

      Excluir
  3. eu amei,tbm vou comemorar aqui <3
    primavera é uma das minhas estações favoritas,e agora estudando bruxaria comemorar essas passagens tem me trazido uma alegria imensa.
    o primeiro,segundo e o sétimo foram meus favoritos.
    Posta mais sobre isso,com certeza.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio!

      Vai ter muito mais posts sobre o assunto, eu tô amando viver isso e falar disso! Eu tô louca pra completar minha roda do ano, mas como perdi Beltane, minha roda só encerra no fim desse ano! Quero fazer mais e mais bonito em cada ano, e quero comemorar um contigo! <3

      Beijooo!

      Excluir
  4. Amooo posts assim Rafa! Traz mais sim! ^^
    Amei a seleção dos altares que você fez. Cada um mais lindo que o outro! *-*
    Até inspira a gente a pesquisar mais sobre o assunto.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone linda!
      Pode deixar que vou fazer vários posts assim! O bom é que tu me lembrou de como era bom fazer essa seleção de altares, vou colocar isso no próximo post sobre Sabbat!
      Beijos, divona!

      Excluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!