Cuidar de plantas e a magia envolta nisso

Hell-o, trevosinhas!

Eu tinha escrito todo um post (sério mesmo) e só ia adicionar umas fotos a mais, mas o que aconteceu? Todo o post foi apagado.  A real é que do dia que eu escrevi o post, eu tinha menos de 15 plantinhas. Escrever esse post me deu vontade de ter mais. Peguei uns 30 reais e fui numa floricultura perto do meu trabalho e comprei vááááárias plantinhas. Fiquei com um sorrisão na cara e quando cheguei em casa eu nem entrei, já sentei na varanda e comecei a cuidar delas, arrumando a terra, potinhos e etc. E aí eu tive que fotografar todas elas, porque eu sou libriana e acharia injusto aparecia as fotos de umas e não das outras!

Eu também quero falar um pouco sobre como eu me sinto quando tô com minhas plantinhas, e como e eu utilizo elas na magia, na culinária, etc. Eu já falei um pouco sobre como cuidar de algumas dessas plantinhas em um post aqui e outro aqui, caso queiram ver. Já aproveito e peço desculpas, esse post deveria ter saído na segunda, mas como tive que fotografar e escrever tudo de novo, acabou demorando mais. Ok, agora sobre o post: em todas as fotos eu vou colocar uma legenda com descrição/nome das plantas das fotos da esquerda pra direita, ok? Vamos ver? <3

1 - detalhes do meu orégano | 2 - uma suculenta bonitinha | 3 - minha orquídea fênix que renasceu das cinzas | 4 - outra suculenta | 5 - mais uma suculenta haha | 6 - um dos meus dois alecrins (um é cria do outro, não sei qual é qual haha) | 7 - salsa (eu queria coentro, mas acho que não encontro no RS) | 8 - pimenta dedinho-de-moça | 9 - manjerona
Todos os dias eu acordo e dou água pras plantinhas que precisam de água. Quando chego do job (e o sol baixa um pouco, porque aqui às vezes é 20hrs e tem sol forte) eu sento em uma cadeirinha que tem na frente do lugar que elas ficam e começo a cuidar delas. Às vezes só sento ali e fico pensando na vida, tomando um café ou um chá e querem saber? Dá pra sentir a energia vinda de todo aquele matinho. Dá vontade de cuidar ainda mais e melhor, sabe? É importante saber que plantas gostam de sol, que plantas preferem sombra, etc. Algumas tem que ter algumas horas de sol direto por dia, outras aguentam qualquer clima, basta dar uma estudadinha! Claro, e saber o nome de todas as plantinhas. Eu sei o nome de todas as minhas, mas uma dica é colar o nome no lado externo do potinho pra te ajudar a lembrar. :)

1 - manjericão roxo | 2 - um filhote de cacto | 3 - uma suculenta (sim) | 4 - espada de São Jorge | 5 - manjericão (eu tenho esse e um maior | 6 - nirá (ou alho japonês)
Toda a vibe da casa muda com plantinhas. As minhas são todas concentradas na varanda e depois do meu quarto (que tem minha cama) o lugar que passo mais tempo na casa é a varanda. Não sei explicar pra vocês a vibe que passa, mas eu já fiquei horas total em silêncio cuidando das plantinhas. Passa uma energia muito boa, sabe? Dá pra sentir uma troca de energia e isso é o que mais me motiva a continuar me cercando de plantinhas. Eu gosto principalmente dos temperinhos, que foram os primeiros que eu tive e eu posso usar na comida também. Manjericão, orégano, manjerona, alecrim, pimenta... Todos eles já foram parar nas minhas receitas. Agora tem nirá, que são umas folhinhas que parecem folhas de cebolinhas mais magras, e que tem sabor de alho, mas não o cheiro. Eu quero deixar a minha ficar mais forte antes de tirar alguma folhinha pra usar ou comer. Era o que eu queria fazer com o manjericão roxo, mas eu já peguei uma folhinha pra experimentar... ASUIDHASHD

1 - Onze-horas | 2 - Hortelã-hortelã desfocada | 3 - um cacto que tô tentando fazer reviver | 4 - meu orégano lindo | 5 - mais uma espada de São Jorge, essa eu tenho um bonding especial <3 | 6 - o outro alecrim | 7 - o outro manjericão, esse é bem maior | 8 - mais uma foto da orquídea junto com as outras plantinhas | 9 - detalhe de uma da minha suculenta
Diversas plantas que eu tenho podem ser usadas na comida, como falei acima, mas também podem ser usadas na magia. Em banhos, chás, feitiços e também pra fazer incenso. Na foto abaixo eu deixei o excesso que podei da minha manjerona pra secar em um galho que tenho no meu altar, onde penduro minhas ervas. Lá tem incenso de rosas, de alecrim, de manjericão e orégano. Eu mesma tenho feito esses smudges pra mim com as folhinhas que podo das plantas. É muito maravilhoso ver que eu cuidei da planta e em retorno ela me propiciou suas folhinhas pra eu usar na magia. Essa troca é algo muito positivo e que dá um calorzinho no coração, sabem? Se quiserem, futuramente posso fazer um post sobre como preparar smudges, já que eu tenho um monte de manjerona quase sequinha já.


E assim é meu dia-a-dia de bruxinha jardineira. Claro, tem bastante coisas a mais que dá pra fazer e eu acabo não fazendo, como banhos, saquinhos de proteção ou pra outros motivos e espalhar pela casa. Aos poucos eu vou aprendendo como lidar com minhas plantinhas e o que fazer com ela. Mas por enquanto, eu sigo cozinhando, preparando smudges e usando em feitiços. Ainda tenho muito o que aprender, preciso comprar mais umas plantas que são básicas pro uso diário na magia e claro, aprender direitinho a cuidar das plantas que tenho em casa. Nas fotos acima ficou faltando mais uma pimenta e mais uma onze-horas, mas quem sabe um dia eu consiga fotografar toooooodas pra vocês, de maneira bem bonitinha!

E como é o jardim de vocês? Quais plantinhas das que eu tenho vocês tem também? Rola alguma dúvida sobre como cuidar alguma delas? Me contem! Ah, e me avisem se vocês querem o post sobre como fazer smudges, os incensos naturais. É realmente simples, mas posso fazer um post só sobre isso se quiserem. Gostaram do post? Me falem nos comentários! Um beijão e até sexta com mais um post! :)

Share:

6 comentários

  1. Ai que amor, Rafa. Queria muito fazer um jardinzinho, mas acho que deixo tudo morrer.. huahauahuahaa
    Ta lindo o seu! Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéss linda <3
      Guria, é só dar uma estudadinha sobre os cuidados que se deve ter com as plantas e ir cuidando que dá certo. Claro que nem tudo dá pra salvar, mas já ajuda ter uma noção do que cada planta precisa. Tomara que um dia tu tenha <3

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi,Rafa!
    Plantinhas ♥️♥️♥️
    Também amo plantas! Amo tudo que envolve a natureza.
    Sonho de viver no meio do mato hahahah
    E passar um tempo cuidando das plantas é muito bom mesmo. Aqui em casa tinha um vaso de 11h.
    Espero que quando eu tiver meu cantinho eu possa ter várias plantinhas.
    Um enorme abraço linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Tomara que a gente consiga viver rodeada de mato um dia, com uma casinha bem maravilhosa cheia de plantas!
      As onze-horas são mó bonitinhas, se essa casa que eu alugo fosse minha eu ia pendura várias nas ripas da varanda UIASHDUISHAUDH
      Um abraço bem apertado pra ti!

      Excluir
  3. Quero ser igual a você e ter minhas plantinhas vivas huahuahuha TENHO QUE EXERCITAR MEU DEDO VERDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, precisa sim!
      Mas eu juro que o fato de sentar com elas e conversar, ver o que cada uma tá precisando, faz toda a diferença e ajuda o dedo a ficar verde! IHSUHAUSU
      Beijão!

      Excluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!