O que devo ter no meu jardim mágico? - Parte 2

Hello, trevosinhas!

Queria pedir desculpas pra vocês por toda a demora pra postar de novo. A louca que aqui vos escreve tá em período de fim de semestre na faculdade e tava nas voltas de um paper/artigo bem estressante. Passado isso, senti uma saudade enorme de escrever aqui e ler os blogs das minhas mygas blogayras, além de poder conversar com o pessoal que comenta aqui no blog (oi, Alice!). 

Eu tenho alguns darkoutfits pra postar, mas hoje eu queria mesmo é falar com vocês mais um pouco sobre plantinhas pra ter no jardim mágico. Em agosto eu escrevi a primeira parte desse post (clica aqui) e desde então até comecei a plantar alguns paranauês no meu jardinzinho. Eu tenho manjericão, orégano, uma espada de São Jorge, pimenta e alecrim! <3 Virei a louca das mudinhas de plantas e toda vez que vou em um lugar que vende eu quero levar tudo! UISDHSIUAHDHSUID Então, vamos descobrir algumas outras plantas pra ter no jardim mágico? Vamos!


Salsa
Como plantar: A salsa ou salsinha é uma daquelas plantas bem rústicas, que tem capacidade de crescer em praticamente qualquer ambiente. Mas para garantir melhores condições de crescimento, busque plantá-la em terra fértil e de fácil drenagem. O ideal é manter o solo sempre úmido, mas sem deixar encharcado, sabem? Assim como vários outros temperos, a salsa precisa de sol pra crescer. Tente plantar em vasos grandes pra ela poder se desenvolver bastante. Se for plantar com a semente e não com as mudas, quebre a dormência das sementes com água morna antes de plantar.
Período de colheita: Depois de 2 ou 3 meses de plantio (caso for semente), ou quando ela atingir uns 15cm.
Uso na magia: A salsa renova as energias e os ânimos, aumentando o entusiasmo. Se usada em banhos, elimina energias negativas. Também tem poder atuante que ajuda a regular o ciclo menstrual.
Uso medicinal: A salsa é muito utilizada na ajuda ao combate ao câncer, além de estimular a digestão e ter poder antioxidante. Tem grande poder diurético e protege o sistema imunológico.

Hortelã
Como plantar: Existem vários tipos de hortelã. As mais comuns são a hortelã pimenta ou hortelã comum. Hortelã é melhor plantar com a muda e em um pote largo porque ela precisa de bastante espaço. Escolha uma terra rica em adubo e bem drenada pra plantar sua hortelã. Assim como a maioria das ervas, você precisa deixar sua hortelã com nível úmido de molhadinha. Hortelãs gostam de sol (assim como quase todas as outras ervas UISHDUHSAIUDHUA).
Período de colheita: Depois de uns 40 dias você já pode colher e usar as folhinhas de hortelã :)
Uso na magia: Muito boa pra renovar energias também, a hortelã também é usada para feitiços e banhos de cura. Também ajuda na prosperidade financeira.
Uso medicinal: A hortelã tem efeito expectorante, calmante e também atua no sistema digestivo, melhorando seu funcionamento.

Pimenta 
Como plantar: Plante em solo rico e fértil e deixe o solo sempre úmido. A maioria das espécies gosta de bastante sol. A medida que ela for crescendo, pode ser que você precise colocar uma estaca ao lado, sem impedir o crescimento, pra evitar que ela fique caída ou não sustente o seu peso
Período de colheita: Quando os frutos estiverem maduros ou ainda verde já pode coletar. Tome cuidado na hora de tirar, a pimenta pode passar a substância que gera ardência pra sua mão e sem querer você passar na boca, olho e deixar tudo ardendo. Colha e depois passe álcool na mão.
Uso na magia: A pimenta é muito usada pra afastar o mau olhado e as energias ruins, bem como é utilizada para trazer sorte e dinheiro.
Uso medicinal: A pimenta ajuda a liberar endorfina, apesar de que em excesso pode causar problemas digestivos. Acelera o metabolismo e também ajuda a evitar gripes e resfriados.
Sálvia
Como plantar: Você pode comprar a muda da sálvia, ou então enfiar a ponta de uma muda na terra pra enraizar. Demora mais ou menos um mês se você enraizar em terra bem úmida, depois disso pode transferir. Se plantar com sementes, deixe pelo menos 30cm de espaço entre uma e outra, e uns 2cm de profundidade. No período de duas a três semanas já vai começar a brotar.
Período de colheita: Assim que as folhas começarem a ficar bem desenvolvida já dá pra colher. Lembrando que não dá pra tirar muito e matar a planta. É só duas ou três folhinhas, dependendo do que você vai fazer, seja na cozinha, pra medicação ou magia.
Uso na magia: Muito usada pra aflorar a criatividade e combater o cansaço, a sálvia também tem propriedades de cura e de limpeza de ambiente, além de ser uma das ervas usadas na proteção da casa. Também ajuda a externalizar sentimentos e ter estímulos.
Uso medicinal: A sálvia tem o poder de eliminar o mau-hálito e se esfregada nos dentes, tira o tártaro e até os clareia. É muito utilizada também para combater problemas respiratórios e inflamações na garganta, além de ser um poderoso diurético.

Louro
Como plantar: O louro pode até ser uma árvore de 18m, mas você pode ter como arbusto em casa. O solo precisa ser bem drenado e a planta precisa de bastante sol e água, mas se você deixar encharcado, pode vir a perder a planta. Se na sua região ocorrer geadas, talvez seja bom protegê-la das mesmas. A melhor maneira de plantar louro é a partir de mudas, visto que muitas vezes as sementes demoram meses pra germinar.
Período de colheita: Colha quando a folha estiver bem desenvolvida. O ideal é colher e deixar secando. 
Uso na magia: O louro também é uma das ervas que protegem a casa, as pessoas e o ambiente, muito utilizada também para rituais e feitiços de prosperidade. Também tem poderes divinatórios, levando quem usa a aguçar esse poder.
Uso medicinal: Age contra inflamações no fígado, tem bastante ácido fólico, é boa contra inflamações em geral e reduz os gazes.

Fonte: https://hortas.info/

Por hoje é isso o que tenho pra dividir com vocês sobre plantinhas. No próximo post eu pretendo me aprofundar mais sobre como é um jardim bruxo, formas pra plantar, como secar as ervas e etc. Espero que tenham gostado e me desculpem pela demora em postar! Agora que eu tô de férias vai ter mais posts! Um beijão e até o próximo post!


Share:

8 comentários

  1. Olá Rafalindaaa! Que saudade de você também.
    Só não tenho Salsa e Sálvia.
    Gosto de usar louro para temperar o feijão. Não sabia que ela era usada como proteção. Sempre que penso em proteção lembro de sal hahah
    Gostei desse tipo de post.
    Cuidar das plantinhas não é fácil no começo e estamos sempre descobrindo alguma maneira de ajudar elas. Muito amor por plantas.
    Um grande abraço linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Infelizmente eu só tenho pimenta dessa lista :/
      Teu jardim deve ser uma maravilha, me manda uma foto por email, se tiver como? <3
      Pra mim tem dado bastante certo nesses potinhos, mas falta dinheiro pra comprar terra boa e mais potes e plantas :/ Mas devagarinho eu vou montando meu jardim, espero que fique tão cheio de coisas quanto o teu!
      Beijão! <3

      Excluir
  2. Rafa, você andou vendo meu histórico de pesquisas, não é possível hahaha
    Desde que me casei tenho procurado sobre plantar algumas coisinhas em casa mesmo, mas como moro em apartamento fico adiando esse projeto. Em 2018 sairá do papel, com certeza!
    Já salvei seu post aqui para futuras referências :D

    Beijos!
    Blog Carolina Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Primeiramente: Fora Temer! Segundamente, que bom que tu gostou do post! Eu não moro em apartamento, mas até eu conseguir cercar uma parte pra fazer horta eu não tenho como plantar a não ser em potes, e sabe que não é muito difícil a manutenção? Cuidando da regagem e podando se ficar muito grande e pegando um sol, cresce muuuuuito rápido! Acho que agora tu não tem desculpas pra não plantar no teu apê! <3
      Beijão, lindona, desejo de Natal que tu consiga montar teu jardinzinho! <3 <3 <3

      Excluir
  3. Rafa, to amando seus posts sobre plantas <3 ainda mais ervas (que eu acabo matando sem querer hahaha). O meu maior problema é que na região que eu moro a terra é daquela vermelha, sabe? E eu já notei que algumas das minhas flores não gostam muito dela. As ervas também é melhor usar aquela terra preta que a gente compra em floricultura?
    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Adri linda! Aquela terra preta é rica em húmus, então ela tem bem mais nutrientes pras plantas. Eu preciso comprar uns quantos quilos dela pra ter sempre em casa, mas cadê o dinheiro pra isso? ASUHDUIASHUD Tenta trocar a terra das tuas plantinhas e vê se fica melhor! Beijão!

      Excluir
  4. Encontrei seu blog sem querer mas que bom que encontrei! (pesquisando mandadas cheguei aqui) Tô querendo há meses começar minha hortinha em casa, acho que agora vai pra frente esse projeto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindona!
      Que bom que gostou de encontrar meu blog! Meu coração fica quentinho de saber que esses posts ajudam as pessoas com suas hortinhas!
      Depois me avisa quando o seu projetinho de horta for pra frente!
      Beijooooo!

      Excluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!