Projeto #ConhecendoLojasAlternativasBrasileiras: The MysticBox

Say hello from the circle!

Como vocês sabem, o Projeto: #ConhecendoLojasAlternativasBrasileiras segue firme e forte, e por isso nós vamos para mais uma entrevista! Apesar dessa marca não ser exatamente uma loja e sim um clube de assinaturas, eu achei super interessante entrevistar a idealizadora da The MysticBox.  A Dani Prezzotto teve a ideia de fazer um clube de assinaturas de esoterismo e bruxaria aqui no Brasil. Eu achei a ideia GENIAL e venho conversando com a Dani desde que vi o primeiro vídeo da MysticBox no canal da Bru Gadini. Aí surgiu a ideia de entrevistá-la para o projeto! Vamos começar?


1) A ideia de ter uma caixa de itens surpresa de magia e/ou esoterismo era algo que não existia ainda no Brasil. O que te levou a ter essa ideia?

Depois de algum tempo trabalhando em empresas privadas com controle de qualidade industrial e em áreas comerciais de três grandes empresas, decidi ter meu próprio negócio. Sondei o que havia de novidade no mercado online e então encontrei este formato incrível que vinha a cada dia ganhando mais consumidores e interessados. É um formato bem conhecido nos EUA, lá chama-se Mystery Box ou Box Subscriptions. No Brasil a ideia chegou em meados de 2013 e então devido ao sucesso crescente resolvi investir nesse seguimento e, para a minha surpresa, não havia nenhum clube esotérico. Então após muita pesquisa de mercado e de empreendedorismo, resolvi abrir o Clube. Sou Engenheira Industrial Química desde 2003.

2) Qual foi o maior desafio em ter criado a Mystic Box? Em algum momento rolou medo do público brasileiro não consumir?

O maior desafio foi encontrar fornecedores de embalagens que fizessem embalagens em quantidade suficiente para um clube que está acabando de entrar no mercado. Empresa pequena sofre neste país. Sofre preconceito. Sim, acredite nisso. Empreendedores de micro empresas no Brasil sofrem preconceito de grandes fornecedores de serviços porque eles não enxergam em nós potenciais clientes com grandes pedidos e consequentemente grandes lucros. O que deveria ser o contrário, pois são as pequenas empresas que viram os grandes negócios e que em cenários econômicos de crise como o nosso atualmente é responsável em ajudar que o capital continue girando no mercado. Não defendo intromissão do Estado com leis para isso, mas defendo sim algum tipo de regulação que evite que os micro empresários sofram preconceitos que o prejudicam em seu crescimento. E claro, não posso deixar de citar o fato dos correios serem também um grande desafio. Uma empresa que não há concorrência, possui o monopólio de logística neste país com lucro de 4 bilhões em 2016 nos oferecer um serviço tão ineficiente e de péssima qualidade é algo sem explicação. Coisas de Brasil. Os correios é certamente um grande desafio para qualquer comércio online. Alô gente, vamos privatizar os correios e liberar a concorrência? Só no Brasil encontramos esse tipo de situação.

Sobre o medo do público não consumir, sim houve esse medo sim. Qualquer pessoa que esteja abrindo um negócio terá esse medo. Mas o medo é bom para quem sabe usá-lo a seu favor. Converta as inseguranças em estratégias and go on!

MysticBox comemorativa de Litha no centro
3) Sabemos que a Wicca é uma linha da magia muito atrelada à tradições de antigas culturas europeias. Na Europa, a maioria dos praticantes da Wicca seguem a Roda do Ano pelo Hemisfério Norte, e muitos praticantes do Brasil também. O que te levou a fazer uma caixa pensando no público que segue a Roda pelo Hemisfério Sul?

A Wicca é muito atrelada a tradições antigas europeias, mas veja bem: A Wicca não comemora ou segue feriados e sim o ciclo da natureza. É claro que nos países do Hemisfério Norte as pessoas seguirão a roda do norte. Não vejo sentido ser o contrário já que lá em dezembro é realmente solstício de inverno, por exemplo. A pergunta que eu faço: vemos por acaso pessoas do hemisfério norte comemorando o inverno quando lá é verão e todos estão finalmente saindo de suas casas após meses de gelo e/ou neve ou frio intenso?

Há, no hemisfério sul, quem siga a roda do norte ou mista, quer dizer: comemora os solstícios e equinócios de acordo com seu hemisfério e para os outros 4 Sabbats seguem a egrégora. Não sou contra esses sistemas e entendo todos os argumentos de quem segue fora da roda do ciclo local da natureza. Só aconselho aos Neófitos que antes de tentarem se beneficiar de egrégoras que se encontrem e conectem com a natureza de acordo com o local em que vive. Após o conhecimento, entendimento e total conexão com os ciclos naturais, comece então trabalhar egrégoras. Antes disso acho que não convém e não faz com que o Neófito sinta em sua Alma o real significado da Bruxaria ou da Wicca. Após a vivência e completo entendimento da Magia Natural, daí sim acredito que não há nenhum motivo para seguir a roda como bem entende e trabalhar as egrégoras a seu favor.

4) Em todas as caixinhas da Mystic Box vemos itens e especiais e que lojas os produzem. Como foi a experiência de buscar fornecedores, conversar com lojas e apresentar a ideia da Mystic Box?

Um dos meus fornecedores ainda não tinha entendido o formato de clube de assinatura até mês passado. Agora todos entenderam, é algo realmente novo pra eles. Não houve dificuldades para achar fornecedores e distribuidores. E os artesãos fazem itens exclusivos para a MysticBox entenderam e amaram a ideia.
  
5) Você pensa em fazer versões diferentes da Mystic Box? Ex.: Mystic Box bruxa do Hemisfério Norte, caixas especiais de elementos ou estilos de bruxaria, assinatura especial de Sabbats e Esbbats, etc.

Pretendo no futuro voltar com a versão esotérica. Houve pouca procura pela caixa esotérica, mas no momento apropriado voltaremos com ela.

Cálice que foi enviado em uma das caixas
6) Sei que você pratica magia há alguns anos. Como faria diferença na sua vida se você pudesse receber uma caixa com itens específicos para celebrações bruxas e/ou dia-a-dia na magia quando começou a praticar?

Conheci a wicca em 1999 no antigo grupo de discussão Templo da Deusa que era liderado pela Mavesper Ceridwen e pelo Claudiney Prieto. Meu primeiro livro foi dele. Também faço parte da Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz desde 2001. Sabe, se naquela época tivesse algo parecido teria me ajudado muito, receber em casa um kit com tudo o que eu precisaria e ainda instruções de como utilizar cada objeto teria sido muito útil para começar sem medos a realizar os rituais, seria como se um mestre estivesse me guiando em todo o ritual.

7) Realizar um serviço como esse para a comunidade bruxa/esotérica brasileira é muito sensível e bonito. Sabemos que não é em todos os lugares que as pessoas conseguem encontrar itens necessários para suas práticas. Qual a sensação de levar isso para as pessoas?

Eu me sinto muito realizada. Quando comecei planejar o clube não imaginei que hoje em dia o mercado estava tão necessitado de algo voltado exclusivamente para os Bruxos. Devido as minhas experiências profissionais anteriores confesso que me afastei bastante do meio pagão, o que me arrependo hoje profundamente. Recebo mensagens de assinantes me dizendo o quanto a MysticBox tem mudado suas vidas e isso me deixa sem palavras. Fiz amigos lindos e fico muito feliz em poder ajudar quem está começando ou quem já não é mais neófito. Eu sou uma Bruxa também e tudo o que e faço e coloco nas caixinhas é com muito amor para meus irmãos Bruxos. Devemos nos unir porque só nós sabemos o que temos que enfrentar todos os dias para defender o que realmente acreditamos. Ainda mais com a onda de conservadorismo cristão que vem crescendo a cada ano.



8) Que dicas você dá para quem está iniciando na Wicca?
A minha dica é CONECTE-SE COM A NATUREZA antes de tudo. Não há como ser Wiccan ou Bruxo Natural sem conexão com a natureza. Observe as manifestações da natureza desde o amanhecer do dia até o anoitecer. A noite, observe o firmamento, as estrelas, o braço da Via Lactea, a Lua e a sua mudança a cada noite; entenda os dias em que ela se transforma e aprenda a influência dela em nosso planeta a cada fase. É claro que, se influencia o Planeta Terra, nos influenciará também. Por isso eu friso a importância de quem está começando na Bruxaria em seguir a roda da natureza (ou do ano) conforme o local que vive.

Se for mulher, aceite-se como mulher. Conheça seu corpo e toda a benção que é ser mulher; somos geradoras da Vida! Ame seus ciclos: a época da menstruação é a nossa época de poder!! Mulheres que se conectam com a natureza e a Lua tem seus ciclos menstruais regulados com as fases. Eu por exemplo tenho meu ciclo regulado com a Lua há 15 anos e não preciso de medicação para controle de natalidade, cólicas e nunca tive problemas relacionados aos meus aparelhos reprodutores. A energia feminina é Lunar.

Se for homem, reconheça a importância da mulher e seu real poder como geradora da Vida. Respeite-a e entenda que o masculino não existe sem o feminino e não é a força física que fará o macho ser superior a fêmea. Conecte-se com a natureza como mencionado acima. A energia masculina é a Solar.

Bastão enviado em uma das caixas
E para finalizar, mas nada menos importante, leia sempre. Compre livros ou os baixe pela internet (a maioria encontra-se na rede em PDF). Estude. Estudo magia, misticismo e bruxaria há 18 anos e quanto mais eu leio e aprendo, mais eu vejo que não sei nada. O aprendizado é eterno portanto o estudo também. Algumas pessoas acham que podem substituir livros e estudos por mestres. Desculpe, isso é uma grande mentira. Mestres não irão te dar caminhos fáceis ou lições “mastigadas” para ser escrito no seu caderno como se fosse uma aula da escola, irão apenas orientar no caminho e tirar dúvidas que surgem a todo momento. Mestres que cobram e agem como professores, dispensando o caminho pessoal de descobrimento que cada pretendente a estudante ou praticante de magia deve seguir, é perigoso. Fique de olhos abertos. Mestre não forma magos e bruxos, apenas orienta.

9) Quais as novidades que podemos esperar da Mystic Box?

Teremos algumas novidades em breve, estamos no processo de aumentar o Clube para melhor atender a todos. Estamos estudando a possibilidade de oferecer as edições anteriores, em quantidade bem limitada, para aqueles que não tiveram a oportunidade de adquirir. A edição do caldeirão, por exemplo, foi bem comentada e muitas pessoas que ficaram sem me escreveram pedindo que eu fizesse uma edição especial com ele. Estamos nos planejando para algo nesse sentido.

Rafaela, muito obrigada por me escolher para esta entrevista. Foi uma surpresa pra mim e é uma honra estar em seu Blog! Foi um prazer responder as perguntas, contar um pouquinho sobre a MysticBox e sobre mim.

Desejo a todos uma vida Iluminada, com Harmonia e Paz!

Aos meus irmãos Bruxos, Blessed Be♥

Aos meus irmãos da minha venerada Ordem, P.’.P.’.

Gratidão♥

___________________________________________________________________________________________

Eu queria agradecer muito à Dani, que foi super querida desde o começo e é uma pessoa muito maravilhosa para conversar sobre magia. O pouco de informação que trocamos só me deu mais certeza de que esse projeto tá sendo tocado pela pessoa certa! Eu boto muito fé na MysticBox! <3

E pra vocês aí que estão lendo o post, meu muito obrigada de sempre e eu espero que vocês tenham gostado de conhecer essa iniciativa maravilhosa! Um beijão! <3 <3 <3

Share:

13 comentários

  1. Minha Deeeusa! Como eu não conhecia a Mystic box antes?! Preciso assinar já *---*
    Obrigada por abrir nossos horizontes com esse projeto maravilhoso Rafa <3
    Bjooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, fico muito feliz que tu tenha gostado da ideia, porque é muito genial! Tô louca pra ver teus vídeos recebendo as caixinhas! <3
      beijão!

      Excluir
  2. maravilhosa a entrevista! Conheço a Dani pessoalmente e sei o quanto ela é culta, ao mesmo tempo mística e... incrível. Parabéns por dar esse espaço ao seu trabalho! Ela merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sarah!
      Deve ser uma maravilha conviver com a Dani, só os nossos papos no Instagram já me fazem gostar muito dela! Com certeza ela merece muito mais que esse espaço! Um beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oiii Rafalinda!
    Isso mais do que maravilhoso!!
    Eu não conhecia e gostei muito de conhecer!!!
    Parabéns Dani, que idéia genial mesmo!
    Parabéns a ti também rafa esse projeto está sendo maravilhoso!
    Um enorme beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu bem!
      Que bom que você gostou da ideia da MysticBox! A Dani com certeza vai ficar muito feliz de saber disso! E vamo que vamo que ainda tem muitas iniciativas maravilhosas para serem entrevistadas! Um beijão!

      Excluir
  4. Já tinham me falado dessa coisinha mágica e maravilhosa *O* e eu queria ter money pra encomendar t.t

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, nem me fala, eu queria é ter um cartão pra receber essa belezura todo mês! <3 Vem tanta coisa linda! <3

      Beijo!

      Excluir
  5. Gente, amei a idéia!!!

    www.doceestranheza.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu super queria ter dinheiro pra assinar essa caixa. Eu vejo o unboxing da Rosea do Oficina das Bruxas (aliás super recomendo ela, pessoa maravilhosa) e choro com as coisas que vem lá dentro hahahaha tipo aquele atame de triluna por exemplo. Eu não sou wiccana mas concordo demais com o que a Dani disse ali. E realmente tem cidades que não tem um lugar que venda incenso, imagina uma vela preta hahahahaha o trabalho dela é muito útil, ajuda demais. Amei a entrevista!
    Beijo, Rafa <3
    ocraniodocorvo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim, eu também fiquei muito louca por aquele atame de triluna! E agora eu fiquei louca com a toalha da deusa! UAHAUHAUHUAHAU O trabalho da Dani é importantíssimo mesmo, tô sempre vendo relatos de pessoas elogiando e falando como é bom receber essa caixinha todo mês! <3
      Beijão, Adri!

      Excluir
  7. que maravilha moro em São Gonçalo e aqui não tem lojas esotéricas obrigado por essa oportunidade.

    ResponderExcluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!