Bandas góticas que eu escuto

by - fevereiro 26, 2018

Hell-o, trevosinhas!

Imaginem um post que eu nunca imaginei fazer na vida! Eu sempre falei que não gostava de música gótica, mas a real é que nunca tinha parado pra escutar direito e conhecer melhor, apesar de conhecer alguns nomes. Apesar de existirem váááááários gêneros de bandas góticas, eu acredito que o meu post vai ficar meio que limitado ao darkwave e post-punk, porque eu curto mais essa vibe meio ~oitentista~, por assim dizer, mesmo que tenha bandas que surgiram bem depois dos anos 80, mas tem a mesma vibe, sabe?

Primeiramente, queria deixar bem claro que eu continuo não sendo gótica, então provavelmente essas não seriam as escolhas de um gótico pra representar o dark wave, acho eu. E eu confesso que tirando Bauhaus, eu nunca tinha gostado muito das bandas que todo mundo fala, como Sisters of Mercy ou Siouxsie and The Banshees. Eu até gosto, mas nunca me apeguei, nunca me deu vontade de escutar mais. As bandas que estão aqui na minha lista eu comecei a escutar e de primeira já me deu vontade de conhecer mais e mais. Vamos ver minha lista?

Joy Division



Obviamente eu vou começar pela banda que virou o meu xodó, e mesmo conhecendo há poucos meses já está na minha lista de bandas preferidas. Joy Division entrou na minha lista e se alguém me dissesse que eu iria curtir tanto escutar darkwave, eu iria rir na cara da pessoa, mas tamo aí hoje, né? Joy Division é uma banda que surgiu em 1976 e terminou em 1980, com o suicídio do vocalista Ian Curtis, que tinha 23 anos. O Joy Division tem músicas bem animadas e dançantes, com a energia do pós-punk. Mas também tem músicas em que você consegue sentir toda a angústia do vocalista na música. E nos dois moods a banda é muito boa. Com a morte do Ian Curtis, os outros três integrantes formaram o New Order que se tornando bem mais conhecido que o Joy Division, apesar de que eu mesmo antes de escutar Joy Division sempre ouvi falar mais deles do que do New Order. Eu nunca escutei muito New Order pra dizer se eles são uma banda melhor que o Joy Division ou se são algo ao qual o Joy Division poderia se encaminhar, mas hoje eu só queria mostrar minha música preferida do Joy Division e lamentar nunca poder dançar num show ao vivo dessa banda. Também recomendo escutar: Transmission, She's Lost Control, Dead Soul, Atmosphere, New Dawn Fades e Love Will Tear Us Apart.

Drab Majesty


Drab Majesty é um projeto musical de Deb Demure e foi uma amiga minha (Jéss Godoy, thank you!) que me apresentou. Ela me mandou uma música e no mesmo dia eu acho que escutei todas as músicas da banda, mas 39 By Design não me saia da cabeça. Até hoje é meio difícil escutar essa música só uma vez quando eu escuto ela. Os clipes são sempre uma explosão de cores neon e coisas que não dá pra entender direito, o que faz com que eu não apenas fique escutando repetidamente, mas assistindo ao clipe também. Não sei se isso é só no círculo de pessoas góticas do meu convívio, mas Drab Majesty, apesar de ter começado em 2011, parece só ter começado a estourar na cena há um ou dois anos atrás. Eu fico feliz de ter conhecido também, porque pelo que leio nos comentários no YouTube, o vocalista é uma pessoa muito inteligente, legal e simpática e é sério, todo mundo comenta isso. Então eu não apenas curto a música, eu torço pra que esse projeto musical tenha ainda mais sucesso, só pelo vocalista ser tão de boas. Drab Majesty é bem darkwave do jeitinho que eu gosto mesmo, mas o vocalista chama de tragic wave e eu vou chamar assim também. Outras músicas pra escutar são: The Foyer, Too Soon To Tell, Dot In The Sky, The Heiress, Unknown To The I e Cold Souls.

She Past Away


She Past Away foi outra indicação da Jéss Godoy e desde a primeira escutada a banda não saiu da página inicial do meu YouTube, porque tô sempre escutando. A banda é turca e os clipes tem aquela vibe sinistrona que a gente adora. Eu tenho um crush pelo vocalista, não vou negar. She Past Away é aquela banda que eu queria muito ir num show, mesmo sabendo que eu provavelmente nunca vou conseguir decorar três letras inteiras e cantá-las em turco. É claro que o gênero que me faz ficar arrepiada toda vez que escuto as mesmas velhas músicas é o heavy metal, mas She Past Away e as outras bandas citadas nesse post rapidamente dominaram meu Spotify. She Past Away é aquela banda que eu mais acho que tem cara de gótica, sabe? Eu ainda tô conhecendo melhor as músicas, mas as que eu mais escutei até agora são: Kasvetli Kutlama, Rituel, Ruh, Asimilasyon, Katarsis e Narin Yalnizlik. 

Lebanon Hanover


Lebanon Hanover é uma dupla composta por Larissa Iceglass e William Maybelline. O som da banda tem muitos synths, Larissa na guitarra e William com uma linha de baixo forte, bem típica do darkwave. Gallowdance pra mim é uma das obras primas de todas as músicas de bandas góticas que tenho escutado atualmente. Os clipes são sempre produzidos por eles e sempre tem uma vibe bem indie enquanto se escuta a voz profunda da Larissa ou do William enquanto se vê as cenas do clipe. Ela é sueca e William é britânico, então eles se encontraram pra fazer o som da banda. Lebanon Hanover tem algo que eu não sei explicar, eu acho que o som da banda reverbera dentro de mim. Tem toda essa vibe depressiva e atormentada que tem sido exatamente o que eu tô gostando de escutar agora (vide Joy Division em primeiro lugar). Além do clássico Gallowdance, eu gosto de Chimerical, Northern Lights, Sadness is Rebelion, Babes of the 80's, Hall of Ice e Die World.

Basicamente, essa é a minha lista. O que acham? Vocês conhecem e escutam alguma dessas bandas? E darkwave no geral, vocês curtem? Espero que tenham gostado da minha seleção e que tenham matado a curiosidade de saber o que uma headbanger tá fazendo ao indicar músicas góticas e quais ela indica. Pra completar, vou deixar uma playlist de dark wave pra quem quiser escutar mais e conhecer mais do gênero. Por hoje é só, e até o próximo post, que vai ser um darkoutfit!

P.s.: também indico Boy Harsher, Bauhaus, Blutengel, Wolfsheim, Dead Can Dance, Solar Fake, The Agnes Circle, Depeche Mode, The Smiths e Chrom (não é gótica, mas os góticos curtem).

You May Also Like

4 comentários

  1. Sua seleção ta bem gotiane hahahahuuhaha eu me identifico com subcultura gótica mas até hoje não gosto de muita banda que a maioria considera o supra sumo da cena. She Past Away eu amo demais. Indico London After Midnight e Fields Of The Nephilim também, The Dead Souls e Opened Paradise.

    Um beijo!

    https://purrrevil.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, eu tô me sentindo muito gótica. IUASHDISAIUDHU
      E nossa, fui atrás das tuas indicações e Fields of The Nephilim é maravilhosaaaaaaa! Eu amei muito! <3

      Excluir
  2. Oi Rafa^^
    Cara até hoje não parei para escutar bandas góticas, apesar de ouvir falar de algumas dessas.
    Vou conferir agora!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, eu acho que tu tem que escutar!
      São todas muito boas! Mais pra frente eu indico mais bandas aqui!
      Beijo!

      Excluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!